quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu penso demais.

Eu penso demais. Em excesso. Mas no fundo, o que eu mais queria era que todos pensassem também. Não como eu, mas que simplesmente utilizassem suas referências para construir parâmetros novos, repensando seus atos e os dos outros também, de maneira construtiva, de verdade. Pensar além do ego, além do "meu", além do "pra mim"...

Quando vejo alguém jogar lixo no chão, eu penso... Penso que faltam lixeiras nas ruas, mas isso não justifica um ato tão ignorante como jogar lixo no chão, pela janela do carro, do ônibus...

Quando ouço uma música, eu penso... Penso que falta poesia, falta encantamento. Falta dança, jogo de cintura, flexibilidade...

Quando estou dirigindo, eu penso... Penso que os motoristas dirigem individualmente. Não se posicionam direito nos cruzamentos e semáforos, não respeitam faixas de pedestres, fazem ultrapassagem em local proibido. E os motociclistas? São imprudentes, abusados, e acreditam que as leis de trânsito não se aplicam a eles.

Quando sou pedestre, eu penso... Penso nas pessoas que não atravessam a rua na faixa de pedestre em avenidas super movimentadas, (colocando suas vidas em risco e a de outras pessoas também); nas mães (ou pais) que ao se posicionarem para atravessar, deixam os carrinhos de bebês pra fora da calçada, ou naquelas pessoas que esperam o semáforo fechar no MEIO da rua, independente do fluxo de veículos na via (custa esperar na calçada?)...

Quando vou ao supermercado, eu penso... Penso em levar sacola retornável para diminuir o número de sacolas plásticas pelo mundo...

Quando estaciono o carro, eu penso... Penso que é importante respeitar as vagas de deficientes físicos e idosos, e que não posso largar o carro em qualquer lugar "só porque é rapidinho", nem no shopping, nem na farmácia, nem no banco...

Quando vou à praia, eu penso... Penso na sujeira jogada na areia e no mar... E na falta de respeito do povo com os espaços públicos...

Minha sensibilidade diz que falta um OLHAR maior, que vá além do "meu" horário, da "minha" preguiça, do "meu" sucesso, do "meu" futuro... Mas, eu penso demais...

Nenhum comentário: