quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Morar Junto +/- Casamento

Vou confessar: não conheço todos os meandros dos bastidores de um blog. Pra tentar corrigir algumas falhas da minha alma perfeccionista, apertei a tecla errada e acabei despublicando esse texto de fevereiro de 2011. É, ele simplesmente sumiu da minha lista... E eu quase chorei. Mas, como a reflexão nunca envelhece e como nada acontece por acaso, vou ver se consigo reparar minha falta de habilidade e republicá-lo. Vamos torcer pra que esse texto traga um significado novo pra minha vida. E quem sabe pra sua também, né?



Uma pergunta vem me inquietando. Qual a diferença entre morar junto e casar? Existe diferença prática?

Vejo casais que já moram juntos há tempos, e quando o assunto é casamento, agem como se fosse uma coisa distante da realidade de quem já divide o mesmo teto.

Por outro lado...

Já vi casais que abominam essa história de morar junto, que o negócio é mesmo casar.

Para muitos, casar implica em cerimônia e festa. Ou cerimônia sem festa. Via de regra, implica em um ritual social de transição que procura legitimar a constituição de uma nova família. Pelo menos foi essa a leitura que fiz dos últimos casamentos em que estive presente.

A iniciativa de realizar uma cerimônia/festa de casamento provavelmente venha de um sonho. Ou no mínimo, do desejo de cumprir as tradições. Mas, e quem não tem esse sonho? Vai ao cartório e casa, ou simplesmente vai morar junto e pronto?

Distanciando-me do inovador e do tradicional...
Muda alguma coisa na vida do casal o status de casado?
Muda alguma coisa na vida do casal o status de solteiro que mora junto?
Muda a postura, a cobrança, o sobrenome, as responsabilidades? Ou não?

Há quem diga que a melhor coisa é morar junto antes de decidir se casar.
Há quem diga que a melhor coisa é morar junto e pronto.
Há quem diga que casar é a coisa mais deliciosa que existe.

De qualquer forma, tenho certeza de uma coisa: é ele.

Um comentário:

Priscila disse...

Deu certo, eu neeeeem acredito! ^^