terça-feira, 2 de agosto de 2011

Colapso.

Depois de uma aula de História, há uns 6 anos, aprendi uma lição muito importante: toda grande mudança na trajetória do ser humano só é possível porque o sistema, as relações, os parâmetros, eventualmente, entram em colapso. E, desde então, consigo projetar essa lógica pra muitas outras coisas que acontecem, em dimensões bem menores do que a História da Humanidade. Simplesmente porque faz sentido.

Para uma coisa dar certo, ela precisa dar errado primeiro. E, às vezes, ela precisa dar errado vááárias vezes. Para fazer com que alguma coisa páre de incomodar, é preciso evitar o recalque, não o assunto.


A vida entrou em colapso.


Tudo faz sentindo quando é possível perceber que a irregularidade é decisiva para promover uma mudança. Sim, a gente pode acabar sendo inconveniente, egoísta e mal educado, tudo de uma vez só, porque só assim algumas pessoas conseguem parar e olhar para si e (re)conhecer suas fraquezas. E principalmente reconhecer que é normal sentir medo daquilo que a gente não pode controlar.

Tudo porque as pessoas evitam a dor, a qualquer custo. Acredite: não é porque dói muito que vai doer pra sempre. Evitar pensar no assunto não vai resolver o problema. Dor foi feita pra doer. Às vezes, muito. Porque se não doer, não vai passar. Mas se nada for aprendido através da dor, sofrer foi completamente em vão.

Não finja que não dói. Não finja que está tudo bem. Não espere a morte para dizer o quanto você se importa com alguém. Por mais que doa.

Às vezes a gente diz coisas que talvez não devesse dizer. Mas às vezes, é o jeito errado que faz tudo dar certo.

2 comentários:

Paula F Santos disse...

Nossa, e quantas coisas não deixamos de fazer para evitar a dor, não é mesmo? nos acomodamos nas mais variadas situações....

Um pouco fora do assunto,mas adorei o novo visual do blog! :)

Paula disse...

"Não é porque dói que vai doer para sempre"...

Sabe amiga, as vezes lemos as coisas certas na hora certa!
Gostaria muito de conversar com vc quando as coisas se acertarem melhor por ai... Saiba que tenho pensado MUITO em vc, todos os dias. Sei que esta bem e que tem vivido algo incrível.
Sinto saudades... espero poder ir te visitar um dia, para vc me apresentar todos esses lugares fantásticos.
Estou na torcida pela sua nova vida ao lado do Richard!
Bjos bjos
Paula